Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que pode fornecer uma variedade de formatos de publicidade. Como os anunciantes podem usar diferentes opções de segmentação, eles são muito eficazes e podem gerar mais conversões. Através desta plataforma, você pode criar diferentes grupos de público, misturar seus interesses, localização geográfica, gênero, idade e muitas outras opções em conjunto, de modo a direcionar seus anúncios para as pessoas certas.
1 Passo. Criar uma conta comercial:
Para anunciar no Facebook é preciso ter uma página comercial, pois é impossível anunciar por meio de uma conta pessoal. Se você ainda não criou uma fanpage para sua marca, é bem tranquilo de criar. Se você já tem um perfil, basta fazer login no Facebook e clicar no botão “+” na barra superior e, em seguida, clicar em “Página”.
Daí na próxima tela que aparecer, você precisa inserir o nome da sua empresa, selecionar uma categoria e fazer a descrição. Depois de confirmar e salvar, sua página estará pronta para usar e faltando apenas escolher a imagem de perfil e capa.
2 Passo. Escolha o seu objetivo:
Para fazer isso, clique no botão “+” na barra superior ao lado da foto novamente e, em seguida, clique em “Anúncios”. Depois precisa clicar em “Ir para o Gerenciador de anúncios” no canto inferior direito da tela. Você será levado para uma nova janela. Nessa janela voce clique em “Criar”, e então aparecerá o objetivo para escolher. Onde é dividido em três áreas: reconhecimento, consideração e conversão. Quando terminar, é só clique em “Continuar”.
3 Passo. Configurar o seu anúncio:
É preciso definir para onde você quer levar quem clica no anúncio, mas tem diversas opções, porem sua escolha deve ser baseada em seu objetivo.
4 Passo. Definir o seu orçamento e o tempo da campanha:
Você tem duas opções de orçamento que desejar escolher, sendo elas:
Diariamente: é o valor médio que você gasta em publicidade por dia.
Total: é o valor total que você deseja gastar na campanha, independentemente de quanto gasta por dia.
5 Passo. Definir o seu público:
você irá preencher as informações necessária para definirá qual é o seu público alvo que pretende exibir a sua campanha publicitária.
6 Passo. Escolher onde colocar seus anúncios:
É onde você define o formato do seu anúncio e onde ele será colocado. Pode ser no Facebook, Instagram, Audience Network ou Messenger. Você tem duas opções para escolher “posicionamento automático “, que será onde o Facebook exibirá seus anúncios na plataforma que melhor se adapte ao seu público ou se você desejar personalizar os formatos, basta clicar em “Posicionamento manual” e verificar as opções que quer.
7 Passo. Otimizar sua campanha:
Se você tem metas de custo específicas, indico que você mesmo faça. Caso não tenha, o Facebook se concentrará em usar o orçamento e obter o máximo de resultado.
8 Passo: Personalizar sua campanha:
Você montará seu anúncio, com título, texto e imagens. Tem três opções de formato que pode escolher, sendo elas: carrossel, imagem/vídeo e coleção.
Se quiser, você também pode adicionar uma breve descrição para exibir abaixo do título
9 Passo: Publicar o anúncio:
Você tem que escolher uma forma de pagamento antes de publicar o anúncio. O Facebook disponibiliza que você pague com cartão de Crédito/Débito, PayPal ou Boleto, basta você escolher daí. Para fazer isso, você precisa selecionar a opção “Ferramentas para empresa” antes de publicar e em seguida, clique em “cobrança” e escolha a melhor forma de pagamento você. Após o preenchimento dos dados de pagamento, o seu anúncio será analisado pelo Facebook e, caso ele for aprovado, será veiculado na data que você escolheu.